Textos

Coro Diocesano de Coimbra apresenta-se na Internet 

[in “Correio de Coimbra” – 26.02.2015]

O Coro Diocesano de Coimbra, assim denominado desde Julho de 2014, é um projecto que dá continuidade ao Coro da Catedral, já existente desde há muito. A sua principal função é assegurar a música e o canto nas celebrações pontificais da Diocese de Coimbra, nomeadamente, as que se realizam na Catedral e em demais celebrações de carácter diocesano, ao serviço da promoção da música litúrgica (cf. SC 114).

Desde 2009 que se buscou uma reestruturação do então Coro da Catedral, procurando alargar a base de colaboração no projecto, para um nível diocesano, criando pontes com a Escola Diocesana de Música Sacra e outros coros já existentes. Com este alargamento, pretendeu-se aumentar o número de elementos vinculados ao projecto e uma maior qualidade musical nas celebrações pontificais.

O grande impulsionador desta reestruturação do projecto foi, sem dúvida, o Dr. Alberto Medina de Seiça, director do coro da Catedral entre 2009 e 2013, a quem hoje, o Coro Diocesano está profundamente agradecido, pelo saber e sensibilidade transmitidas a diversos níveis, bem como pela sua visão, confirmada, agora, pela nova denominação mais expressiva da sua natureza e missão.

Desde Julho do ano passado, a direcção do Coro Diocesano está a cargo do seminarista estagiário Nuno Fileno. A experiência do caminho percorrido permite concluir que este projecto é muito mais que um coro, é uma verdadeira família que procura fazer da música em contexto celebrativo, um eco da voz de Deus, na esperança de que a Palavra cantada abra as portas à conversão de cada um ao Amor, que por nós se faz alimento em cada celebração.

A preocupação com a selecção dos textos cantados e a procura de um justo equilíbrio na compreensão da participação da assembleia, que são uma marca deste projecto, no contexto específico da liturgia da Catedral, manifesta a responsabilidade deste serviço pastoral que se torna modelo para toda a Diocese.

Desde Março de 2012 que no canal do Youtube são partilhadas as gravações dos cantos litúrgicos executados, tendo até ao momento cerca de quatrocentos subscritores e quase trezentas mil visualizações.

Dada a crescente procura de informação acerca do Coro Diocesano, vinda inclusivamente de fora da Diocese de Coimbra, foi recentemente criado um espaço virtual que, para além de cartão-de-visita do projecto, é uma resposta aos vários pedidos, que frequentemente nos chegavam, disponibilizando alguns materiais como partituras, guiões de assembleia e algumas gravações. Na esperança de que este contributo possa ser útil às comunidades e concretamente, aos que as servem através da música litúrgica, o Coro Diocesano de Coimbra fica ao alcance de um clique em www.corodiocesanocoimbra.wordpress.com.

O Coro Diocesano de Coimbra

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s